terça-feira, 28 de julho de 2009

Sérgio Buarque de Holanda e Sarney

Em 1936, Sérgio Buarque de Holanda escreveu:
"A democracia foi sempre no Brasil um lamentável mal-entendido. Uma aristocracia rural e semifeudal importou-a e tratou de acomodá-la aos seus direitos e privilégios".
O mesmo também afirma que nosso convívio é baseado numa ética de fundo emotivo, onde tudo, ainda que imoral e ilegal, é permitido á nós e aos nossos parentes e amigos.

Sarney nos proporciona uma volta ao tempo. Onde não só sua permanência em tal posto no Senado como manter homens seus em ministérios e cargos públicos importantes, nos mantém num atraso político tremendo transformando a aristocracia rural em aristocracia política! Estamos na Velha República e ninguém me contou? Malditos amigos!

Qualquer semelhança...

P.S.: Alguém aí conhece alguma Sarney solteira para me apresentar?

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Ás Escuras.

Ontem, já era noite, fui conversar com minha mãe enquanto ela assistia uma novela. Nunca fui fã do mundo ideal da teledramaturgia. Mas ontem assisti uma cena que me supreendeu como não acontecia a um tempo. A cena se passava a noite e era uma discursão entre uma mulher com óculos escuros e um gordinho, eles iriam se casar ou coisa assim. Com um discurso GENIAL, a moça, que logo depois descobri que se tratava de uma deficiente visual, termina o relacionamento com um gordinho que mentiu a ela. Não assisti a cena anterior, não sei a mentira que ele contou e nem conheço nenhum personagem... Mas aquela cena, aquele discurso me derreteria. Despejando verdades sobre as mentiras do gordinho, com suavidade e delicadeza, a moça esmaga as esperanças do seu ex-futuro marido! Na hora, pensei: "QUE MULHER!"

Essa manhã, acordei mais cedo que o horário de costume e fui comer meu bolo com suco de laranja (Muito bom!). Despretenciosamente, liguei a TV e sentei, qualquer canal me serveria como compania no café-da-manhã. Coincidência ou não, a mesma mulher estava no programa matinal da Ana Maria Braga (É aquele de culinária, essas coisas!). E numa entrevista com aquela mulher linda acompanhada do seu cão-guia, Ana Maria Braga me fez descobrir que, além de atriz, Danieli Holaten é realmente cega, inteligente e nunca desiste! Continuo derretido e pensando: "QUE MULHER!"